quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Moradores de Rua

O mundo é um lugar naturalmente complicado. Complicado para todos: os honestos, desonestos, ricos, pobres, classe média, heterossexuais, homossexuais, bissexuais, otimistas, pessimistas, realistas........
Porém um grupo em especial parece sofrer mais com isso: os revoltados.
Digo "revoltados" não no sentido de "rebelados", mas no sentido de "indignados", aquelas pessoas que ficam facilmente indignadas com os mais diversos tipos de coisas. Eu, infelizmente, ou não, faço parte desse grupo.

Lembro do dia que recebi um e-mail ( desses que algum conhecido seu manda para todos os contatos da lista de e-mails dele ) sobre a pobreza no Brasil. Não era uma apresentação de slides como de costume, era tudo escrito no próprio corpo do e-mail, oque me fez ler alguns pedaços do texto antes de deletá-lo.
O e-mail dizia algo sobre como o governo é desatencioso com os moradores de rua (a.k.a. mendigos) e como eles sobrevivem de miséria conseguidas com esmolas. Começou aí a indignação.

A maioria das pessoas compartilha essa idéia, mas nunca deu a devida importância aos moradores de rua para refletir corretamente sobre o assunto. Pense o seguinte:
-Um sinal de trânsito fica aberto por 2 minutos e fechado por 30 segundos, ciclo total: 2m30s.
-Um mendigo ganha, pelo menos, 1 moeda por sinal fechado. Na maioria das vezes são moedas de 1 Real ou 50 centavos, mas vamos considerar 25 centavos.

Em 1 hora o sinal realiza uma média de 26 ciclos, oque significa que o mendigo consegue 26 moedas de 25 centavos. Ou seja, 6,50 reais. Se ele mendigar 8 horas diárias, 5 dias por semana, ele tem um ganho de 1040 reais mensais. Isso mesmo, mil e quarenta reais mensais... pouco mais que duas vezes o valor do atual salário mínimo.

Convenhamos, 1040 reais por mês sem precisar do ensino fundamental é bastante. Minha conclusão: "vivem mal por falta de opção"? Não exatamente...



Bom... outro dia falarei mais sobre indignações... esse foi só um exemplo.
Se um dia você perder o emprego, ou precisar de uma renda extra pra complementar o seu salário mínimo de 510 reais, vá pedir dinheiro no sinal! Além de ser 100% lucrativo, é livre de impostos! Fica aí a dica.


C'est la Vie...

Nenhum comentário:

Postar um comentário